Número 36 . Novembro 2010
Mota-Engil Turismo

A operação da Mota - Engil Turismo encontra-se organizada em torno de 3 sociedades - RTA, SGA e Largo do Paço - e reparte-se por 3 núcleos distintos: o Tâmega Clube - Diversões Aquáticas, Ténis, Academia de Desporto, Eventos e Hotel Navarras 3* -, o Campo de Golfe e a Casa da Calçada 4*, todos eles situados em Amarante.

Estes três núcleos podem ser divididos em duas áreas de negócio, o Desporto e Lazer com o Parque Aquático, a Academia de Desporto, as Piscinas de Ondas, o Ténis e o Golfe de Amarante e a Hotelaria e Restauração com a Casa da Calçada, o Hotel Navarras e a Casa do Rio.

O Parque Aquático AquaAventura abriu as suas portas ao público em 1994, sendo considerado um Parque de diversões aquáticas com padrões de elevada qualidade no que diz respeito à sua concepção, serviços prestados e métodos criteriosos de segurança e vigilância. Único localizado no norte do país e com uma vista privilegiada sobre o Rio Tâmega, dispõe de uma lotação máxima instantânea de 1500 pessoas, diversas actividades e serviços bem referenciados de forma a que possam permitir ao cliente uma excelente estada, está implantado numa área de aproximadamente 41.000m2 e tem como principais divertimentos 4 pistas de Foam, 4 escorregas em caracol, 4 pistas rápidas, a piscina polivalente, piscina para crianças, a aqualandia e o parque infantil sendo que os utilizadores têm ao seu dispor cafetaria/bar, balneários, enfermaria e lojas.

As Piscina Cobertas estão num edifício com 7.130 m2 de área coberta onde se desenvolve um conjunto de piscinas cobertas de que se destaca: a Piscina de Ondas (a maior do Norte do país); o Rio de Circuito de Manutenção; a Piscina para Crianças; a Piscina para aprendizagem e dois Jacuzzis.

A Academia de Desporto foi renovada em Dezembro de 2009 as instalações são modernas e adequadas às diferentes actividades de ginásio. Tendo professores especializados para acompanhar a prática de exercício. Está equipada com: Sauna; Banho Turco; Duche Escocês; Hidromassagem; Sala de Ginástica; Ginásio de Manutenção; Sala de Spinning; Sala de Pilates, Espaço Infantil; Sala de Avaliação Física e um Pavilhão Polidesportivo - infra-estruturas ideais para a prática de desportos colectivos, tais como basquetebol, voleibol, andebol, futebol salão, squash, ténis e outras exibições desportivas.

O Centro de Ténis - estes courts recebem, anualmente, o Amarante Ladies Open, torneio integrado no Calendário da Federação Internacional de Ténis e pontuável para o ranking do circuito profissional (WTA Tour).

O Golfe de Amarante - Consegue com êxito juntar os ingredientes necessários: a Natureza no esplendor de toda a sua calma e beleza com 18 buracos de puro desafio, fazendo assim com que rapidamente acabasse por ocupar um lugar de destaque no golfe nacional. Com uma vista privilegiada para as Serras do Marão e Aboboreira, proporciona um envolvimento e paisagens sem igual nos seus 5060 metros e par 68. Foi desenhado pelo arquitecto Jorge Santana da Silva e inaugurado em 1997. O Golfe de Amarante inclui: Driving Range; Putting Green; Escola de Golfe; Club House; Bar e Restaurante. Ao longo destes anos de existência tem vindo a ser alvo da organização de provas de profissionais de golfe, provas oficiais da Federação Portuguesa de Golfe, entre outras provas comerciais de grandes marcas nos diferentes sectores, algumas delas: Mota-Engil, Audi, Samsung, Oni, Micromáquinas, Hp, Jornal O JOGO, BMW, Relais & Châteaux, Banif, Accenture, Bes Private, Lancia, Capital do Móvel, Viagens Gheisa, Renault, União de Bancos Suíços, entre outras.

A Casa da Calçada - Relais & Châteaux É um dos mais extraordinários hotéis de charme em Portugal, para uma estada inesquecível a poucos minutos do Porto. Localizada entre a cidade do Porto e o vale do Douro, a Casa da Calçada, é membro da Associação de hotéis Relais & Châteaux. Está inserida em seis hectares na região do Vinho Verde, onde são produzidos vinhos e espumantes da Quinta da Calçada. A belíssima Casa Senhorial possui quartos e suites de luxo e um restaurante premiado com 1 Estrela Michelin, onde se podem viver grandes momentos ao sabor de criativos menus e vinhos portugueses de excepção. Trata-se realmente de um hotel de charme único.

História do hotel de charme Casa da Calçada - Relais & Châteaux

Durante o primeiro quartel do século XVI inicia-se a construção da torre de defesa da Ponte de Amarante, e a Casa da Calçada, Palácio dos Condes de Redondo.

Já durante as Campanhas Napoleónicas, em Abril de 1809, instalam-se na Casa da Calçada os comandos Português e Inglês, tendo a sua localização estratégica, contribuído para o sucesso decisivo das tropas do General Francisco da Silveira e do Marechal Beresford. No entanto, a Casa acabaria incendiada devido aos sucessivos ataques das tropas napoleónicas lideradas pelo General Loison e, posteriormente, pelo General Delaborde.

Após esta época conturbada que provocou pesados estragos por toda a Cidade de Amarante, a Casa da Calçada viria a ser adquirida, ainda no século XIX, pela família Pereira do Lago e reconstruída.

No início do século XX, torna-se um importante ponto de encontro, para políticos e intelectuais, fomentado pelo seu proprietário, António do Lago Cerqueira, nascido no Palácio em 1880 e um dos mais importantes políticos da Primeira República.

A carreira política de Lago Cerqueira foi entretanto, interrompida por um exílio em França, onde se familiarizou com as novas técnicas de produção vinícolas e, aquando do seu retorno a Portugal, aplica-as com sucesso na zona do Douro,  tornando-se num dos maiores produtores de vinhos da Região do Vinho Verde.

A Casa da Calçada é completamente recuperada em 2001 como Hotel de Charme, hoje um dos mais emblemáticos em Portugal, tendo-se tornado em 2003, membro da conceituada Associação de hotéis Relais & Châteaux e dispondo de um excelente campo de golfe associado.

A Casa da Calçada dispõe de 26 quartos e 4 suites, Bar, Restaurante e os Salões do Paço. No exterior, encontra-se ainda a piscina, bar, e um espaço dedicado à realização de eventos, harmoniosamente integrados num secular jardim.

O Hotel Navarras está situado em pleno centro de Amarante e a apenas 40 minutos do Porto, agora totalmente renovado, dispõe de 55 quartos e 3 suites, equipados com telefone, TV, ar condicionado e rede wireless.

Amarante deve à sua situação privilegiada muito do desenvolvimento e da importância histórica que alcançou. É uma espécie de placa giratória entre o litoral e o interior e entre o Douro e o preâmbulo do Minho que são as Terras de Basto.

Para além do conforto dos quartos e suites, os hóspedes poderão usufruir de  Sala de Estar,  Bar e Sala de Reuniões com capacidade de até 120 pessoas.

A Casa do Rio é um espaço modular, com capacidade de até 600 pessoas, distribuída por vários salões em 3 pisos e 5 pequenas casas de apoio, tem vistas privilegiadas sobre o Rio Tâmega, tendo ainda capacidade para 1000 refeições em simultâneo. Localizada a 5 minutos de Amarante, com fácil acesso à A4 e IP4, complementada por um amplo estacionamento com capacidade para 350 viaturas. A Casa do Rio está vocacionada para a realização de diversos serviços de restauração, nomeadamente, Casamentos, Baptizados e outros Eventos Sociais. Espaço modular com vistas privilegiadas sobre o Rio Tâmega.

  • Outras Notícias
    • António Aguiar Branco Administrador da MOTA-ENGIL Turismo
    • Ler Mais »

© 2017 MOTA-ENGIL, SGPS