Número 36 . Novembro 2010
Programa Corporativo de Trainees | start@ME

Edição 1 - Objectivo cumprido

Terminou no passado dia 30 de Setembro a 1ª Edição do Programa Corporativo de trainees - start@ME.

O Programa start@ME acolheu durante 1 ano um conjunto de 30 trainees com diferentes backgrounds académicos de base, promovendo o seu alinhamento com a Cultura e Valores da Mota-Engil, durante duas semanas em Outubro de 2009, integrando-os posteriormente nas várias unidades de negócio do Grupo, de acordo com as suas habilitações académicas e objectivos profissionais, com vista a promover o desenvolvimento do seu conhecimento técnico e específico do negócio.

A integração foi feita de forma gradual, tendo tido, trainees e tutores ao longo deste ano o acompanhamento da Direcção Corporativa de Recursos Humanos, promovendo para o efeito momentos de avaliação e sessões de balanço, com o objectivo de analisar as actividades e progressos realizados, identificar áreas de melhoria e preparar os próximos passos.

Finda a etapa @Business Units foi comunicado a cada um dos trainees a decisão relativamente à sua integração. A selecção dos trainees a integrar o Grupo Mota-Engil foi feita conjugando a avaliação de performance do trainee ao longo do Programa com a necessidade/oportunidade da sua integração face ao contexto e perspectiva de negócio da respectiva unidade.

Comunicada a decisão, os 16 trainees seleccionados, agora colaboradores do Grupo Mota-Engil, iniciarão a última etapa, denominada @ME Active School, onde participarão em iniciativas de desenvolvimento, no âmbito da  MOTA-ENGIL Active School com o objectivo não só de reforçar o seu conhecimento do Grupo e as relações e sinergias criadas, como também de promover a partilha do know-how adquirido e o desenvolvimento de competências e conhecimento em áreas transversais.

A 1ª edição do Programa Corporativo de Trainees termina e uma nova geração de colaboradores integram agora o Grupo Mota-Engil, cumprindo desta forma o objectivo de rejuvenescimento do Grupo.

Edição 2 - Inicia-se um novo desafio.

Decorrida a 1ª Edição do start@ME e alinhada com os mesmos objectivos, iniciou-se a 2ª Edição do Programa, no passado mês de Março, com a etapa @campus. Esta etapa que contemplou uma série de iniciativas, nomeadamente a aproximação do Grupo Mota-Engil junto das Instituições de Ensino consideradas como alvo, a presença do Grupo e da Equipa start@ME nas Feiras de Emprego promovidas pelas Faculdades e realização de Sessões de Apresentação, com o objectivo de divulgar o Grupo e o Programa Corporativo.

Esta primeira etapa foi à semelhança da 1ª Edição um sucesso, tendo sido recepcionadas cerca de 3600 candidaturas.

Finalizada a etapa @campus, o Grupo Mota-Engil deu início à segunda etapa @mota-engil no dia 11 de Outubro.

Durante esta etapa, que teve a duração de 9 dias, o objectivo foi acolher os 21 trainees seleccionados, assegurando o seu conhecimento mútuo e promovendo um conjunto de iniciativas de imersão no Grupo, quer através de acções de (in)formação e de dinamização do conhecimento da Mota-Engil, quer através do estabelecimento do contacto com pessoas - chave na Organização.

À semelhança da 1ª edição, os novos trainees foram recepcionados numa sessão de boas vindas, onde esteve presente o CEO do Grupo Mota-Engil -Dr.Jorge Coelho, iniciando no dia seguinte um road-show pelas diferentes áreas de negócio do Grupo, visitando diferentes empresas, assistindo a diversas apresentações sobre temas da actualidade e competências transversais. Esta etapa, culminou com a apresentação de um trabalho final (Last Ch@llenge) perante os respectivos Tutores e com uma mensagem de encerramento desta etapa por parte do EngºArnaldo Figueiredo, Vice-Presidente do Conselho de Administração

Finda esta etapa, os trainees integraram no dia 22 de Outubro, a respectiva Unidade Negócio para a qual foram seleccionados, onde terão agora a possibilidade de desenvolver o seu conhecimento técnico e específico de negócio, bem como algumas competências de gestão, através da concretização dos objectivos definidos no seu Plano de Integração.


© 2017 MOTA-ENGIL, SGPS