Número 36 . Novembro 2010
Laboratório SUMA

Laboratório SUMA realiza o controlo integrado dos parâmetros ambientais nos Sistemas de Tratamento de Resíduos e de Águas.

Ainda este ano, o Instituto Português de Acreditação alargou as competências técnicas de 91 para 115 parâmetros físico-químicos e microbiológicos, no âmbito das Águas, Lamas e Resíduos Sólidos, reconhecimento que é extensível ao serviço de recolha de amostras - uma exigência obrigatória da legislação em vigor sobre controlo de qualidade da água, resíduos e lamas, a partir de 1 de Janeiro de 2010.

Esta acreditação permite que se apresente ao mercado com uma oferta completa que assegura todas as etapas de análise e monitorização: recolha, emissão de indicadores analíticos de amostras, elaboração de pareceres e relatórios, emissão de editais camarários e exportação de resultados para a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

A sua evolução, essencial para responder às crescentes exigências do mercado, foi iniciada em 2006 através da dotação do Laboratório com equipamentos sofisticados e tecnologias de ponta e da acreditação de novas técnicas de química avançada, tudo complementado com a ampliação das infra-estruturas.

Destaca-se, ainda, o Serviço de Caracterização Qualitativa dos Resíduos, que tem vindo a registar um crescimento assinalável, representando 20% dos serviços contratados, onde se inserem como clientes de referência as Associações de Municípios, Associações Inter-Municipais, Municípios, Empresas Privadas, a Sociedade Ponto Verde, entre outros.

Pautado, ao longo dos anos, por um crescimento técnico, sólido e sustentável, o Laboratório localizado no Centro de Serviços de Matosinhos presta serviços em todo o País, analisando no ano 2010 mais de 30 mil amostras, num total de mais de 250 mil parâmetros analíticos. Tem vindo a registar um acréscimo dos serviços e na vertente específica do controlo da qualidade da água para consumo humano, o Laboratório SUMA abrange 52 Municípios Portugueses, considerando as Regiões Norte e Centro.

Actualmente, o Laboratório encontra-se a prestar serviços em todo o País, estando previsto estender a sua actuação a Espanha durante o ano em curso, tendo ainda, como desafio até ao final de 2010, vir a tornar-se num Laboratório Digital.


© 2017 MOTA-ENGIL, SGPS