Número 36 . Novembro 2010
Manvia - Manutenção e Exploração de instalações e Construção, S.A.

Uma história com propósito

A Manvia é uma empresa dedicada à prestação de serviços de manutenção e gestão de activos actuando nas áreas de Edifícios, Ambiente, Indústria, Energia e Saúde. As linhas de actuação desta empresa do Grupo Mota-Engil assentam na optimização das operações e na rendibilização dos recursos dos seus clientes. A intervenção especializada da Manvia nestes dois eixos liberta os seus clientes para as suas actividades de negócio principais.

Fundada em 1998 com o objectivo de desenvolver o negócio da manutenção em Portugal, a Manvia foi integrada no Grupo Mota-Engil no ano 2000. Este passo permitiu um novo posicionamento no mercado, alargando o horizonte de actuação. Em 2005, a empresa passou a sociedade anónima dedicada à prestação de serviços de manutenção em edifícios, ambiente, indústria e energia.

A saliente competência técnica e a capacidade de resolução de problemas estiveram na génese da sólida reputação que a Manvia já conquistou em Portugal e no estrangeiro.

A única empresa de dimensão com a manutenção como Core Business

Contrariamente ao que acontece com os seus concorrentes directos, para os quais a manutenção é um complemento à actividade principal de instalação, a Manvia tem na manutenção como core business. A empresa do Grupo Mota-Engil destaca-se pela sua dimensão e focalização: a prestação de serviços de manutenção aglutina diversas áreas de negócio num todo maior do que a soma das partes .

A actuação da Manvia pode ser dividida nas seguintes áreas e subáreas específicas de intervenção:

  • Edifícios - Enquadrados nesta designação estão os serviços integrados de manutenção de Edifícios, de Infra-estruturas de Transporte e de Sistemas de Iluminação Pública.
  • Saúde - A permanente actualização tecnológica e uma adaptação dinâmica às necessidades infra-estruturais suportam a gestão tecnológica de todos os equipamentos e instalações hospitalares.
  • Ambiente - Fornecimento de Serviços de Manutenção e Operação de Sistemas de Abastecimento de Água e Saneamento. Reabilitação de Tubagens por Métodos No Dig são os dois vectores de intervenção na vertente ambiental.
  • Indústria - Serviços de manutenção orientados e desenhados à medida das necessidades específicas de cada indústria foram agrupados sob as denominações Manutenção Industrial, Diagnósticos Eléctricos (TEGG Service) e Cimenteiras e Siderurgias.
  • Energia - Este leque de serviços engloba o estudo, projecto, fornecimento e exploração de centrais de produção de energia. Dele fazem também parte, as auditorias e certificação de edifícios ao abrigo do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE), bem como, o aconselhamento e promoção de acções de racionalização energética.
  • Gestão - O serviço de Gestão Manvia desenvolve e complementa as várias actividades da manutenção prestadas pela empresa. Tendo como suporte o software Rosmiman. Detendo a representação, exclusiva, para Portugal.

De referir, a título de curiosidade, que a Torre de Monsanto, o Forum Almada, as Auto-Estradas do Atlântico, a Ascendi, os Metropolitanos de Lisboa e Porto, a Casa da Música, Parque Escolar, Águas do Oeste e a Cimpor, entre muitos outros, fazem parte do portfolio de clientes da empresa.

Trajecto triplamente certificado

O Sistema de Gestão Integrado (SGI) da Manvia foi definido com base nas normas ISSO 9001, ISSO 14001 e OHSAS 18001. Certificado nestes três referenciais, o SGI da Manvia assegura as dimensões de Qualidade, Ambiente e Segurança no âmbito da prestação de serviços de manutenção de edifícios, sistemas de abastecimento de águas, drenagem/tratamento de águas residuais e reabilitação de tubagens.

O SGI reflecte o enfoque da organização no contínuo desenvolvimento de práticas e métodos de trabalho orientados para a satisfação total do cliente e para a eficaz gestão dos riscos e dos impactes ambientais associados à actividade. O seu sucesso resulta do empenho e participação de todos os colaboradores.

Pessoas, o maior activo

A Manvia assume-se como uma empresa social e ambientalmente responsável, constituída por uma equipa motivada, competente e inovadora. O crescimento da empresa está alicerçado no investimento contínuo nos quadros técnicos - com papel de destaque para os planos de formação - e na organização da empresa.

As diversas áreas desta empresa, que continua a ser a referência do Grupo Mota-Engil para a área da manutenção, contam com cerca de 300 especialistas empenhados em gerar valor para os accionistas e colaboradores, em satisfazer os clientes e em contribuir para o bem-estar da sociedade.

  • Outras Notícias
    • Pedro Vieira Neves Presidente do Conselho de Administração da Manvia
    • Ler Mais »

© 2019 MOTA-ENGIL, SGPS