Número 36 . Novembro 2010
Mota-Engil institui Prémio “Manuel António da Mota”

No Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social, o Grupo Mota-Engil, fiel ao seu compromisso com uma gestão ética, social e ambientalmente responsável e em nome de uma cidadania empresarial activa e participativa, institui o Prémio "Manuel António da Mota".

A TSF - Rádio Notícias e a Deloitte, associaram-se à iniciativa como parceiros de comunicação e consultadoria.

Instituído em honra do fundador do Grupo, Senhor Manuel António da Mota, e na esteira do seu legado solidário, o galardão destina-se a premiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social que, através das suas actividades e projectos, se distinguem quotidianamente na luta contra a pobreza e a exclusão social.

Portugal e a Europa conheceram nas últimas décadas um assinalável desenvolvimento económico e social.

No espaço nacional e europeu, o progresso material foi responsável pela melhoria do bem-estar e das condições de vida de um número cada vez maior de pessoas.

Em Portugal, a pobreza e a exclusão social continuam, no entanto, a afectar um número considerável de cidadãos, ameaçando a coesão social e territorial do país.

Entendida como fenómeno resultante da escassez de recursos que permitam assegurar as necessidades básicas e garantir uma vida digna, a pobreza persiste teimosamente, em particular junto de segmentos populacionais específicos, de que são exemplo as crianças e jovens das famílias de menores rendimentos, as famílias monoparentais, os deficientes, os emigrantes, os desempregados e a população mais idosa.

A pobreza infantil e dos idosos, o insucesso e o abandono escolar precoce, o baixo nível de qualificações, as desigualdades e a discriminação no exercício de direitos fundamentais por parte das pessoas com deficiência e dos emigrantes fazem igualmente perigar a inclusão social.

A luta contra a pobreza e a exclusão social constitui, pois, um imperativo nacional e um dos maiores desafios da sociedade portuguesa contemporânea.

O Prémio irá distinguir as instituições que desenvolvam actividades e projectos de combate à pobreza e à exclusão social em qualquer das suas modalidades e valências, no contexto das respostas sociais existentes ou a criar. Os destinatários preferenciais serão pessoas em situação ou risco de pobreza e que apresentem dificuldades de cobertura das suas necessidades básicas ou se encontrem em situação ou risco de exclusão social.

A selecção das actividades e projectos a concurso envolve um conjunto de critérios de avaliação, que permitirão identificar as instituições que passarão a uma segunda fase de avaliação por parte de um júri de selecção composto por personalidades de reconhecido mérito nas áreas da segurança e solidariedade sociais.

No âmbito da sua rubrica "Portugal Solidário", a TSF desenvolverá um conjunto de reportagens junto das 10 instituições finalistas, o que permitirá ainda o visionamento in loco das actividades em curso por parte do júri de selecção que acompanhará todo o processo.

A divulgação do Prémio e demais conteúdos informativos atinentes à sua difusão estão patentes nos suportes de comunicação do Grupo Mota-Engil e da TSF, de acordo com o plano de comunicação e divulgação das iniciativas associadas à sua criação.

O Prémio, no valor de € 50.000, e as menções honrosas de € 1.000 cada, atribuídas a cada uma das entidades finalistas, serão atribuídos numa sessão pública de entrega de prémios, a realizar a partir da segunda quinzena de Novembro de 2010, na cidade do Porto, antecedida de uma Conferência em que será debatida a problemática da Pobreza e Exclusão Social.

  • Outras Notícias
    • Mota-Engil solidária com Timor
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil Solidária apoia projecto em São Tomé e Príncipe
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil Solidária renova apoio em ajudas técnicas
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil Solidária apoia obra caritativa no Porto
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil Solidária apoia Mundialinho da Integração
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil apoia escola amarantina
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil patrocina Festival das Artes
    • Ler Mais »

© 2019 MOTA-ENGIL, SGPS