Número 36 . Novembro 2010
Martifer
Ferries da Transtejo construídos pela Navalria

A Transtejo e a Navalria realizaram a 24 de Maio a cerimónia pública de baptismo dos novos ferries da Transtejo, o "Lisbonense" e o "Almadense". O evento contou com a presença do Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca.

Enquadrado na estratégia, a médio e longo prazo, de substituição e optimização da frota da Transtejo, este investimento de 14 milhões de euros irá contribuir para melhorar a qualidade, o conforto e a rapidez do transporte fluvial por ferry-boat. Esta nova realidade terá um impacte positivo na gestão dos horários comerciais e nos níveis de oferta, permitindo, adicionalmente, ajustamentos ao nível de gestão de frota.

Construídos nos estaleiros da Navalria, o "Lisbonense" e o "Almadense" são do tipo catamaran, com um comprimento de 47,5 metros e 16 metros de boca. Os dois motores diesel de 850 HP (cada um) asseguram uma velocidade de serviço de 11 nós com um consumo reduzido de combustível. As embarcações apresentam teores de emissões de CO2 muito inferiores aos limites legais, reduzindo, desta forma, a sua pegada ecológica. Com capacidades individuais para 360 passageiros sentados e 29 veículos, estes navios irão dar condições à Transtejo para retomar o transporte de passageiros na ligação Cacilhas - Terreiro do Paço logo que as obras em curso no Terminal Fluvial do Terreiro do Paço o permitam.

Os novos ferries estão equipados com um sistema de visão nocturna que lhes permite operar em condições de visibilidade reduzida, incluindo nevoeiro; o parque para viaturas é amplo e sem quaisquer obstruções, o que facilita a manobra dos condutores. A operação em rotas alternativas é possibilitada pela fácil adaptação a diferentes alturas dos pontões de acostagem: um sistema de tanques de compensação e de rampas duplamente articuladas conferem grande flexibilidade à operação.

Para o Presidente do Conselho de Administração da Navalria,"o 'Lisbonense' e o 'Almadense' mostram a grande capacidade da Navalria na construção de embarcações técnica e tecnologicamente sofisticadas [...] e que vão permitir uma travessia entre margens do Tejo mais cómoda e segura, mesmo em condições meteorológicas mais adversas."

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