Número 36 . Novembro 2010
Arranque da 2ª Edição do MAP

Enquadrada no Plano 'Ambição 2013' e tendo como principal foco a resposta à prioridade estratégica de Identificação e Gestão do Talento, o Grupo Mota-Engil deu início, no passado mês de Março, à 2ª Edição do Projecto MAP - Mapeamento de Competências Estratégicas, que se realizará em parceria com a Heidrick & Struggles.

Em alinhamento com os objectivos já traçados para a 1ª Edição, este Projecto visa mapear um conjunto de competências críticas para o Grupo e conhecer as expectativas e interesses profissionais dos colaboradores abrangidos, com vista à criação de contextos que permitam alavancar o desenvolvimento do seu potencial.

A selecção dos colaboradores a integrar foi realizada em estreita articulação com as Unidades de Negócio, permitindo identificar os Participantes que, de acordo com os critérios estabelecidos, se enquadram num dos dois Segmentos do Projecto - Quadros de Gestão e Jovens Quadros.

Neste seguimento, a abrangência desta 2ª Edição do Projecto engloba mais de 260 Participantes da Mota-Engil, estando representadas as diversas áreas de negócio com o envolvimento de colaboradores de mais de 25 empresas e provenientes de 11 países diferentes.

A par da sua diversificada origem no que diz respeito às empresas e países do Grupo, os Participantes desta 2ª Edição caracterizam-se também pela diversidade da sua nacionalidade, tendo em consideração que, pela primeira vez, o Projecto MAP abrange Quadros internacionais. Assim, para além de Participantes portugueses, o MAP conta nesta 2ª Edição com Participantes polacos, eslovacos, húngaros, checos, angolanos e malawianos.

Deste modo, os momentos presenciais do Projecto terão lugar em três pontos do mapa Mota-Engil: Portugal, Angola e Polónia.

Estando estruturado em diferentes etapas de concretização, o primeiro contacto dos Participantes com a Equipa de Projecto deu-se no âmbito das Sessões de esclarecimento e formação em Avaliação de Competências realizadas nas três localizações referidas, nas quais foram partilhados os objectivos, as etapas, a metodologia utilizada e o calendário de Projecto, tendo igualmente sido abordado o tema da Avaliação de Competências e o papel de cada Participante nesse domínio. Sessões similares decorreram no mesmo período com o envolvimento das Chefias directas/ Avaliadores dos Participantes da 2ª Edição do MAP, também com um papel interventivo na respectiva análise de competências.

Uma vez concluída esta fase de arranque, foi dado início à etapa de Análise de Potencial, que compreende actividades de análise de competências numa perspectiva individual (pelo próprio Participante, pela respectiva Chefia e pela Equipa de Projecto externa, através da realização de uma entrevista individual), bem como numa perspectiva de grupo, através da realização de sessões de grupo que permitem avaliar o espírito de equipa e o comportamento individual quando integrado num contexto heterogéneo.

No final do Projecto, cada Participante terá acesso aos seus resultados individuais, da mesma forma que o Grupo Mota-Engil poderá conhecer quais os pontos fortes e as áreas de melhoria do conjunto de colaboradores abrangidos, podendo assim tomar decisões integradas sobre o desenvolvimento de competências nas suas Pessoas.

Integrado na estratégia de Desenvolvimento do Capital Humano da Mota-Engil, o Projecto MAP é, assim, determinante para a criação de contextos que permitam o desenvolvimento das competências dos Participantes e do seu percurso profissional no Grupo, constituindo um importante passo na concretização da estratégia de desenvolvimento do potencial das nossas Pessoas.

  • Outras Notícias
    • Programa Geral de Gestão Sessão de Encerramento da 2ª Edição
    • Ler Mais »
    • 3ª Edição do Entre Nós Do processo de Conquista das Concessões Rodoviárias em Portugal à constituição da Ascendi e de um Caminho Futuro
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil no “Leadership Grand Conference”
    • Ler Mais »

© 2019 MOTA-ENGIL, SGPS