Número 36 . Novembro 2010
Direcção de Equipamento
Caterpillar Certified Rebuild

A CCR - Caterpillar Certified Rebuild (Reconstrução Certificada Caterpillar) é um processo efectuado em equipamentos de alto custo de aquisição no final da sua vida útil. Com cerca de 40% do custo do equipamento novo equivalente é possível dar uma nova vida ao equipamento usado que, de outra forma, estaria condenado ao abate ou alienação. Este sistema permite ter uma unidade como nova por um menor custo e beneficiar o equipamento com componentes de uma geração mais evoluída, maximizando a sua fiabilidade, produtividade e valor de mercado.

A reconstrução completa da máquina inclui a desmontagem de todos os conjuntos e elementos, procedendo-se à sua reparação ou substituição. São introduzidas as melhorias e actualizações de engenharia da Caterpillar em componentes críticos de cada modelo. Em média, cerca de 7.000 peças são substituídas por peças novas, remanufacturadas ou recondicionadas. Finda a intervenção, o equipamento passa a ter uma aparência idêntica a uma máquina nova, pelo que lhe é atribuído um novo número de série e uma garantia de 12 meses de peças e mão-de-obra.

Este processo de reconstrução possui o suporte, seguimento, controlo e autorização da Caterpillar. Esta acção é desenvolvida em Portugal pela BARLOWORLD-STET que, nesta intervenção, segue as especificações e as normas do equipamento para obter a aprovação do fabricante.

Após a boa experiência da Direcção de Equipamento da Mota-Engil com a reconstrução de num tractor de rastos Caterpillar D8R, em 2008, foram efectuadas mais duas CCR em 2009, desta vez numa motoniveladora e num outro tractor de rastos D8R de quarenta toneladas. Este último, adquirido em 1997, é apresentado nas seguintes fotografias, que demonstram o uso intensivo a que foi submetido.

A Reconstrução Certificada Caterpillar foi efectuada nas instalações da BARLOWORLD-STET da Maia. Os principais componentes substituídos foram os seguintes: bomba hidráulica principal, turbo compressor, conversor de binário, bomba hidráulica de direcção, long block motor e material rodante.

As modificações incidiram essencialmente nos vedantes da parte inferior do radiador, para aumentar a durabilidade; nos duo-cones das transmissões finais, para aumentar a vedação/longevidade; na junta do cárter, para aumentar a fiabilidade; e nos vedantes da cabine, para reduzir o ruído. Também o motor A/C foi modificado para aumentar o seu desempenho;

Foi ainda reparada a bulldozer com chapeamento frontal, com substituição dos tampos laterais, substituição de chapa de assentamento de lâmina e recuperação dos furos. O ripper foi igualmente reparado para eliminar folgas existentes.


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