Número 36 . Novembro 2010
"Ambição 2013 - Vamos Conseguir"
Reunião de Quadros do Grupo Mota-Engil

"Ambição 2013 - Vamos Conseguir" foi o tema da Reunião de Quadros do Grupo Mota-Engil no dia 27 de Abril, em Lisboa e juntou cerca de 300 colaboradores do Grupo.

O objectivo essencial da reunião foi fazer a avaliação das 20 metas do Plano Estratégico do Grupo Mota-Engil,  "Ambição 2013", e reforçar o compromisso de concretização dos objectivos desta estratégia no decorrer do mandato dos novos órgãos sociais que termina em 2013.

Ponto a ponto, os membros da Comissão Executiva e os responsáveis das Comissões de Desenvolvimento Internacional (CDI) da América, Europa Central e África, expuseram a actividade do Grupo Mota-Engil nas várias áreas de negócio e países, tendo em conta os objectivos traçados no Ambição 2013.

Dr. Jorge Coelho: Internacionalização, Diversificação e Mobilidade são pilares fundamentais para a concretização do Ambição 2013.

O Presidente da Comissão Executiva fez o ponto de situação das 20 Metas do Ambição 2013 e projectou o que é necessário fazer para se atingir estes objectivos.

A intervenção do Dr. Jorge Coelho foi centrada em três questões, para as quais apontou as respostas, no final da sua intervenção:

- "Estamos a saber resistir? -  Os Resultados de 2009  e  o OAG de 2010 evidenciam a capacidade de Resistir  e de manter a Tendência de Crescimento, destacando-se a versatilidade das áreas de negócio para atingir os objectivos.

- Estamos a corresponder aos objectivos? - Os indicadores demonstram que estamos no caminho certo. No entanto, teremos de, com rigor, manter a Ousadia que nos caracteriza para alcançar os desafios e a Ambição a que nos propusemos.

- A estratégia mantém-se como a mais adequada face à alteração do contexto? - A Estratégia mantém-se como a mais adequada. A Internacionalização, a Diversificação e a Mobilidade Geográfica dos nossos Quadros de Alta Direcção são pilares fundamentais para a concretização do Ambição 2013."

Um outro sinal de que se está no caminho certo tem a ver com a profunda alteração da conjuntura económica e com redução de liquidez e aumento do custo de financiamento. Apesar de o Ambição 2013 ter sido concebido e aprovado antes da actual crise, o que se conseguiu, até o momento, evidencia que se está a superar de forma eficaz as novas dificuldades que surgiram.

O Presidente da Comissão Executiva salientou ainda o contributo dos milhares de colaboradores do Grupo Mota-Engil para se terem atingido estes resultados mas que é preciso dar continuidade ao esforço, com muito trabalho, porque se vive uma situação difícil.

Os restantes membros da Comissão Executiva desenvolveram os vários sectores de actividade do Grupo Mota-Engil, tendo em conta os objectivos traçados no Ambição 2013.

O Eng.º Arnaldo Figueiredo abordou os projectos do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) e a  Rede de  Alta Velocidade (AV) .
O Dr. Gonçalo Moura Martins fez duas intervenções. Uma sobre a actividade da Mota-Engil Ambiente e Serviços ( MEAS)  e a segunda sobre a  Mota-Engil Concessões de Transportes ( MECT).

O Eng.º Ismael Gaspar fez a sua intervenção sobre a Mota-Engil Engenharia e Construção, o Dr. Luís Silva sobre os objectivos do Ambição 2013 e a forma de os alcançar, numa perspectiva financeira, a Eng.ª Maria Paula Mota sobre o sector do Turismo do Grupo Mota-Engil e a Dr.ª Isabel Peres centrou a sua intervenção em dois temas: Responsabilidade Social e Sustentabilidade e o Desenvolvimento do Capital Humano.

 A avaliação do Ambição 2013 foi também feita em função dos principais pólos de internacionalização do Grupo Mota-Engil, através dos vários responsáveis das CDIs,  Comissão de Desenvolvimento Internacional.

O Dr. Rafael Rossi expôs a situação nos vários países da América onde a Mota-Engil está presente, o Eng.º Fiel Barbosa sobre Europa Central e o Dr. Jorge Coelho sobre África.

Esta Reunião de Quadros contou ainda com uma sessão de perguntas, enviadas por e-mail e feitas no decorrer da reunião e com uma intervenção do Professor Luis Nazaré sobre "O Presente e o Futuro da Economia mundial".

Na sequência deste encontro, realizam-se ainda no mês de Maio duas reuniões de Jovens Quadros. Uma em Lisboa e outra no Porto. Ao todo, nestes encontros, vão ser envolvidos mais 500 quadros do Grupo Mota-Engil.

Eng.º António Mota: «estamos no caminho certo»
No encerramento dos trabalhos, o Eng.º António Mota fez um balanço: "estamos no caminho certo, o Ambição 2013 é claro na definição deste caminho". Por outro lado, salientou ainda o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Mota-Engil, o plano estratégico evidencia que "o essencial é que estamos a fazer hoje o que os outros vão ser obrigados a fazer manhã".

O Eng.º António Mota fez também referência à aposta na formação de quadros locais nos vários países onde o Grupo está presente e também a necessidade da aposta na mobilidade.

Por último, juntou mais um "mandamento" aos valores do Grupo: "Cumprir".
Cumprir com os compromissos assumidos, cumprir os objectivos do Ambição 2013 e "isso só se consegue com a assumpção dos compromissos de cada um e só com muita união é que se vai conseguir os objectivos".

Na abertura dos trabalhos, o Eng.º António Mota salientou também o "enorme desafio" que se coloca ao Grupo Mota-Engil, face ao ambiente difícil e também porque "temos de nos preparar para um Mundo novo, dar passos para outras áreas, porque vai mudar o paradigma da construção". Ainda nas palavras do Eng.º António Mota, o Grupo Mota-Engil "tem de aproveitar as oportunidades internacionais, em áreas de grande potencial onde, até, podemos vir a ser líderes". 
O Presidente do Conselho de Administração referiu ainda que "somos alvo de críticas porque fazemos melhor do que os outros" e que os desafios e os momentos difíceis fazem parte da história do Grupo. Foi em contextos deste género que o Grupo nasceu e cresceu e "que temos u ma liderança que tem um caminho claro. Se cada um de nós fizer o seu papel, nós vamos conseguir".

Começou a Mota-Engil TV

No Encontro de Quadros foi também lançada a Mota-Engil TV.
É um projecto que pretende levar a todos os colaboradores do Grupo as imagens e as notícias sobre o que fazemos. Os projectos e as pessoas que, no dia-a-dia, concretizam a ambição do nosso Grupo.  Reforçar a comunicação com todos os colaboradores, a coesão e o espírito de grupo é o principal objectivo da Mota-Engil TV

A Mota-Engil TV é uma parceria com a Ecónómico TV, e a emissão tem uma grande variedade de conteúdos. Vídeos, notícias, bolsa, informações úteis e destaques de iniciativas internas.
A programação é baseada em notícias produzidas pelo Grupo, informação de actualidade, Bolsa e informações úteis.
Numa primeira fase a Mota-Engil TV é distribuída em cerca de 60 pontos, em Portugal Continental.

O objectivo seguinte é a emissão ser feita também em outros países onde o Grupo Mota-Engil tem actividade.

Quando do arranque, numa comunicação feita através da Mota-Engil TV, o Eng.º António Mota afirmou que se trata de "um projecto de enorme importância". Ainda nas palavras do Presidente do Conselho de Administração, "espero sinceramente que, com a adesão a este novo projecto, com as imagens que personalizam muito mais o que nós somos e, principalmente, o que queremos ser, a Mota-Engil TV seja uma força que permita uma maior união entre todos nós e uma maior coesão nos objectivos."

A capacidade deste meio de transmitir a informação sobre "os objectivos do Grupo e o que estamos a fazer em cada país e em cada área de negócio" foi também salientado pelo Dr. Jorge Coelho, "para que cada um de nós, com a informação que detém, possa partilhar mais os objectivos globais da nossa equipa. Nós temos de funcionar, efectivamente, como uma equipa."

A emissão da Mota-Engil TV é diária, todos os dias úteis, das 8 às 20h.

  • Outras Notícias
    • Grupo Mota-Engil reforça crescimento em 2009
    • Ler Mais »
    • Assembleia-Geral da Mota-Engil elege novos órgãos sociais
    • Ler Mais »
    • ON.ME Portal Corporativo abrange já mais de 1.200 colaboradores
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil assina acordo com o BERD
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil Angola nasce da Mota-Engil Engenharia
    • Ler Mais »
    • Casa da Calçada com Chave e Garfo de Ouro
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil patrocina “Retratos da República”
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil patrocina I Congresso Internacional de Advogados de Língua Portuguesa
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil patrocina congresso da Associação Portuguesa de Arbitragem
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil com a Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil apoia Ordem dos Advogados
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil patrocina Seminário Internacional de Arquitectura
    • Ler Mais »
    • PROJECTO UP “El Perú avanza!”
    • Ler Mais »
    • MESP Central Europe Uma história singular contada no plural
    • Ler Mais »

© 2019 MOTA-ENGIL, SGPS