Número 36 . Novembro 2010
SUMA
com ambicioso Programa de Educação Ambiental em Luanda

O âmbito

A intervenção do Grupo SUMA em Angola, através da sua participada VISTA WASTE, é complementada por um ambicioso Programa de Educação Ambiental, que prevê a realização de 80 campanhas de sensibilização nos próximos cinco anos.

Na primeira fase do Programa de Educação Ambiental serão concretizadas 10 campanhas, através de 28 suportes e instrumentos de sensibilização, sendo que, ao longo dos cinco anos iniciais de projecto, prevê-se a realização de 16 campanhas por ano, a que corresponderão, previsivelmente, 70 instrumentos de suporte. Para além das LIXOMACHIMBA®, o Programa de Educação Ambiental inclui ainda a distribuição de manuais escolares, fichas curriculares, livros de passatempos e jogos didácticos.

Representando um elevado investimento em recursos humanos e meios logísticos, o Programa de Educação Ambiental de Luanda chegará, por contacto directo, a cerca de meio milhão de crianças e docentes e deles, por efeito de propagação epidémica, a 3 milhões de cidadãos. Esta iniciativa, pioneira no contexto angolano, tem o carimbo do Governo da Província de Luanda (GPL) e da ELISAL E.P. - Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda, através da VISTA WASTE.

A estrutura da campanha

A monitorização e posterior avaliação das acções complementam as fases de concepção e de implementação das intervenções, que irão incidir concretamente sobre os procedimentos de acondicionamento e deposição de resíduos, quer em termos de Recolha, quer em termos de Limpeza Urbana. A abrangência será total no que diz respeito ao desenvolvimento de políticas de redução, reutilização e reciclagem doméstica; procedimentos de responsabilidade individual e social; esquemas de auto e hetero-fiscalização; e regras de Cidadania Activa e Passiva.

Para consubstanciar os objectivos anteriores, o programa engloba campanhas de sensibilização, sessões de animação, sessões de marionetas, animação de rua, actividades de exploração sensorial, jogos de exploração multimédia, contacto pró-activo, sessões de formação, sensibilização estática (empenas em edifícios devolutos, outdoors em vias públicas, painéis informativos) e sensibilização móvel (painéis informativos em equipamentos de Recolha de Resíduos e de suporte à Limpeza Urbana).

Estas acções têm como alvos a população geral - por via de uma intervenção estruturante nos estabelecimentos de educação e ensino, comunidade extra-escolar e instituições de interesse público -, e públicos específicos - nomeadamente feirantes, gerentes e lojistas, banhistas e automobilistas.

As estratégias de abordagem directa e indirecta consistem no contacto pró-activo, através de situações de conto, marionetas, dramatização, exploração sensorial, animação de rua e em sala, jogo simbólico, certificação de competências, e na distribuição qualitativa de suportes de propagação de mensagens persuasivas (volantes informativos, objectos utilitários, materiais de exploração e meios de grande divulgação).

LIXOMACHIMBA®

A LIXOMACHIMBA® é uma viatura de grandes dimensões transformada em Unidade Móvel de Sensibilização que percorre, nesta primeira fase, em carácter itinerante, várias instituições de interesse público, numa estratégia de intervenção que abrange público em geral e públicos específicos, nomeadamente as populações mais jovens.

A LIXOMACHIMBA® tem parqueamentos programados nos nove Municípios da Província de Luanda - Kilamba Kiaxi, Samba, Viana, Cacuaco, Cazenga, Rangel, Maianga, Sambizanga e Ingombota -, em regime livre, durante a semana e aos fins-de-semana, e em locais com grande afluxo populacional que garantam segurança de parqueamento. Está programado um reforço de parqueamento no município de Kilamba Kiaxi, onde vai ter lugar o CAN2010 - Taça das Nações Africanas de Futebol. (ter em atenção a conjugação do verbo, pois este campeonato termina a 31 de Janeiro)

"Está na hora"

A primeira fase de intervenção da LIXOMACHIMBA®, intitulada "Está na Hora", pretende alertar os Luandenses para a urgência de alterar rotinas de acondicionamento e deposição de lixo doméstico e para a importância da adopção de comportamentos de redução da produção de resíduos, não esquecendo a integração de temáticas transversais como a prevenção de risco, a saúde primária e a educação rodoviária.

Alertando para o correcto acondicionamento e deposição de resíduos sólidos urbanos (RSU), esta campanha abrange a população geral em diferentes contextos: junto de locais de deposição de RSU; junto de estabelecimentos comerciais; junto de paragens de autocarros e táxis (pelo grande afluxo populacional); junto de consumidores, nos momentos pré e pós-compras; junto de locais de culto, para sensibilização ambiental durante a prestação de serviços religiosos, correspondendo a uma estratégia de intervenção adaptada ao contexto local que potencia o desenvolvimento de relações de influência por parte de quem lidera a comunidade religiosa.

A disponibilização de CD's interactivos e diferentes actividades de exploração sensorial completam os conteúdos lúdico-pedagógicos das duas Unidade Móveis de Sensibilização, que estão subordinadas ao conceito da campanha "Está na Hora". Disseminando as práticas de cidadania activa e passiva, o projecto LIXOMACHIMBA® recorrerá a distintas abordagens aos conteúdos temáticos, sendo transversais a todas elas as duas mascotes - "Bumba" e "Zito" (um gato e um rato) - que protagonizam divertidos momentos de aprendizagem.

Brevemente, a estas duas unidades, juntar-se-ão mais duas com diferentes propostas de desenvolvimento de actividades, para dar suporte ao percurso de itinerância pelos estabelecimentos de educação e ensino (EEE) nível I, que abrangem crianças entre os 6 e os 13 anos.

"A Lata de Quem Polui"

A campanha "A Lata de Quem Polui" vai ser efectivada nos acessos às praias de Luanda e junto de banhistas isolados e em família, numa estratégia de contacto pró-activo com entrega de materiais utilitários - bolsa térmica, braçadeira, chapéu, lenço e bloco de notas com apontamentos ambientais.

O respeito pela salubridade dos espaços públicos e o lixo como vector de propagação de doenças - e as suas implicações na saúde pública e individual - serão os temas abordados nesta campanha de sensibilização, que também irá cobrir a temática da exposição solar e seus cuidados.

Simultaneamente, será realizada a campanha Código Cívico, que pretende sensibilizar os automobilistas para o correcto acondicionamento de pequenos lixos produzidos em viagem, com entrega de materiais utilitários, tais como bolsa de selo, saco para deposição de pequenos lixos e palas electrostáticas.

LIXOMACHIMBA®

Para uma fase posterior, estão previstas mais 3 Unidades Móveis de Sensibilização, que complementarão a frota prevista de seis. Não obstante os conteúdos temáticos serem transversais às várias LIXOMACHIMBA®, as estratégias de intervenção correspondem a modelos diversificados.

SABIENTAR® Mwangolé

Outra das ferramentas enquadrada no âmbito do Programa de Educação Ambiental dá pelo nome de SABIENTAR® Mwangolé, sendo constituída por fichas curriculares para os alunos e por fichas de enquadramento temático e propostas de acção para os docentes. O objectivo é desenvolver, em contexto de sala de aula, o conhecimento e sedimentação de rotinas pró-ambientais e de cidadania, apostando na valorização da cultura local e de rotinas ambientalmente correctas. O propósito desta iniciativa será a monitorizar a certificação de competências ("Escola SABIENTE") ao nível dos estabelecimentos de educação e ensino (EEE) como ferramenta para garantir a mobilização efectiva do comportamento.

Os critérios de avaliação serão estruturados em regulamento e incidem sobre práticas de Urbanidade, nomeadamente no que diz respeito a limpeza urbana, acondicionamento e deposição de RSU, comportamentos cívicos, prevenção rodoviária, promoção da saúde básica (higiene e vacinação) e redução e reutilização. Os EEE serão certificados pelos conhecimentos adquiridos e pelas rotinas implementadas.

Sensibilização Estática

A sensibilização estática será outra forma complementar de educação ambiental. Serão colocados outdoors sequenciais, com quatro diferentes histórias sobre o Lixo, pela Avenida da Samba, uma das mais movimentadas do município. Pela sua grande visibilidade, as empenas dos prédios devolutos serão objecto de colocação de conteúdos informativos sobre as campanhas de sensibilização a desenvolver. Simultaneamente, este projecto permitirá promover a qualificação do espaço urbanístico envolvente.

O Centro de Educação Ambiental

Em jeito de conclusão, vale a pena dar destaque ao Centro de Educação Ambiental, um espaço implantado numa área total de 282 m2 junto ao Complexo da Tourada, em Luanda, que resulta da reconversão de uma antiga lixeira a céu aberto. O Centro foi inaugurado a 25 de Setembro de 2008 pela Ministra e Governadora da Província de Luanda e contou ainda com a presença dos Vice-Governadores para as áreas Económica e Social, dos Directores Angolanos do Ambiente e da Saúde - em representação dos respectivos Ministérios -, do Director Provincial para a Educação, dos Presidentes do Conselho de Administração e da Comissão Executiva do Grupo Mota-Engil, da Administração do Grupo SUMA e de mais de uma centena de convidados e 200 crianças.

Para além de servir de base operacional do projecto e dos recursos humanos que lhe estão afectos, o Centro de Educação Ambiental é também um instrumento de sensibilização, tendo sido desenhado para acolher diferentes grupos etários para sessões de formação, workshops, exposições temáticas, mini-conferências, entre outros, com o objectivo de promover a especialização de conhecimentos técnicos na área de gestão de resíduos.

O Centro de Educação Ambiental acolhe grupos de crianças para o desenvolvimento de diversas actividades lúdico-pedagógicas, numa lógica de rotatividade triangular: a Hora do Conto - "Estória do Bartolomeu, o Eco-Bumbinho" - e o Ateliê de Reutilização de Materiais e de Reciclagem de Papel.

O Centro de Educação Ambiental integra 25 trabalhadores para garantir a execução e monitorização do Programa de Educação Ambiental em Luanda.

  • Outras Notícias
    • Energia Novo tema da campanha de Sustentabilidade
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil promove cultura musical
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil ao serviço do mecenato científico
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil patrocina Congresso sobre Inovação Social
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil apoia Acreditar
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil apoia APPACDM de Lisboa
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil apoia Associação de Surdos do Porto
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil reforça apoio ao Banco de Ajudas Técnicas em Fridão
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil patrocina projecto de vela adaptada
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil e Pro Dignitate na defesa dos direitos humanos
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil apoia Cruz Vermelha de Matosinhos no combate à violência doméstica
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil apoia Bombeiros Voluntários de Lousada
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil renova apoio a bolseiros
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil reforça parceria com o “Porto de Futuro”
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil apoia escolas de Amarante
    • Ler Mais »
    • Mota-Engil apoia desporto amarantino
    • Ler Mais »

© 2019 MOTA-ENGIL, SGPS