Número 36 . Novembro 2010
Editorial
No plano institucional e para além da participação em diversos eventos, importa destacar a instituição da Fundação Manuel António da Mota.
Editor
Rui Pedroto

Merece honras de primeira página a adjudicação ao consórcio integrado pela Mota-Engil Engenharia da Barragem da Venda Nova III, o que permitirá o reforço da capacidade instalada de produção de energia hidroeléctrica neste complexo.

No plano institucional e para além da participação em diversos eventos, importa destacar a instituição da Fundação Manuel António da Mota.

A novel Fundação irá centrar a sua actividade na promoção do desenvolvimento social, educativo, cultural e ambiental das comunidades onde o Grupo Mota-Engil se encontra inserido, corporizando deste modo os ideais de solidariedade e responsabilidade social profundamente enraizados no Grupo, na senda do legado do seu fundador, Senhor Manuel António da Mota, cuja memória se honra através do nome da instituição.

Destaca-se igualmente a participação da Mota-Engil na Fundação AEP, reforçando os laços do seu envolvimento e pertença junto da maior instituição portuguesa do foro associativo empresarial.

No Peru, a Mota-Engil organizou e acolheu a presença do artista português Camané, num espectáculo de divulgação da cultura e da música portuguesas.

Este importante evento cultural constituiu um memorável momento de encontro e de convívio entre os muitos que nos dignificaram com a sua participação, contando ainda com a presença de algumas das mais altas individualidades do país em vários domínios.

No plano internacional, a Engenharia prossegue a sua estratégia de crescimento e consolidação nos vários mercados onde opera.

A Mota-Engil Polska alargou a sua carteira de encomendas na Polónia enquanto adjudicatária de um importante conjunto de obras públicas.

A Sefimota, na República Checa, reforça a sua participação no segmento da construção residencial e promoção imobiliária.

No continente africano e em particular em Angola, a Sonauta reforça a sua frota e a Rentaco celebra o seu segundo ano de actividade, crescendo de forma sustentada no mercado de aluguer de equipamentos.

A área de Ambiente e Serviços, no prosseguimento da sua estratégia de internacionalização, iniciou através da sua participada angolana Vista Waste a prestação de serviços em Benguela nos sectores da limpeza urbana e recolha de resíduos sólidos urbanos.

A VBT, empresa de projectos e arquitectura paisagística, participou igualmente na CAN 2010 realizada em Angola.

Na área das Concessões de Transportes, a nova marca Ascendi, detentora das participações dos Grupos Mota-Engil e Espírito Santo na área das concessões de transportes, consolida a sua estratégia de crescimento através da subconcessão provisória do Pinhal Interior, maior do seu género em Portugal.

A Martifer foi honrada com a visita das suas instalações pelo Primeiro-Ministro, tendo ainda conquistado um importante concurso no Brasil no domínio da energia eólica.

As páginas dedicadas à Sustentabilidade, para além dos muitos apoios que a Mota-Engil continua a protagonizar e de que aqui se faz eco, englobam ainda um artigo de fundo dedicado ao programa de educação ambiental em curso na cidade de Luanda.

O Peru, onde a Mota-Engil vem ganhando crescente exposição, é o país de eleição da nossa habitual rubrica "Onde estamos".

A inovação tecnológica no capítulo do fabrico de misturas betuminosas concita atenções na matéria dedicada à Tecnologia e Inovação, artigo este da responsabilidade da MEPAVI - Mota-Engil Pavimentações, que preenche igualmente as últimas páginas da revista, num breve repositório sobre a sua actividade.

A Festa de Natal do Grupo suscita tratamento detalhado, simbolizando uma vez mais o espírito de união e de partilha que preside à sua realização.

A Festa contou este ano com a participação de artistas estrangeiros de alguns dos países onde a Mota-Engil se encontra, tendo ainda ficado marcada pela apresentação dos resultados da campanha de solidariedade "1+1 2000 Sorrisos", que congregou a generosa contribuição do Grupo e dos seus colaboradores na oferta de brinquedos a instituições de solidariedade social.


© 2019 MOTA-ENGIL, SGPS