Número 36 . Novembro 2010
Mota-Engil Polska S.A.

A decisão de entrar no mercado polaco resultou da visão estratégica do Grupo Mota-Engil. O grande défice em infra-estruturas de qualidade (nomeadamente estradas e auto-estradas) no país, o acesso esperado aos fundos de pré-adesão da União Europeia, a estabilidade político-económica e o elevado nível de educação da população criaram um ambiente claramente favorável para o estabelecimento de empresas de construção na Polónia.

O Grupo Mota-Engil iniciou a sua actividade na Polónia em 1997, com a adjudicação de dois contratos para a construção e reabilitação de 142 pontes na auto-estrada A4, troços Wroclaw-Prady e Prady-Nogawczyce. Em 1998 o Grupo Mota-Engil adquiriu uma empresa de construção, a Krakowskie Przedsiebiorstwo Robót Drogowych, S.A. (KPRD S.A.), e, em 2000, uma empresa de construção de pontes, a Przedsiebiorstwo Budowy Mostów w Lubartowie Sp. z o.o. Como resultado de uma fusão entre estas duas empresas, foi fundada, a 1 de Dezembro de 2004, a Mota-Engil Polska S.A.

A actividade da KPRD S.A., empresa conhecida nos mercados regional e nacional, incluiu a construção, reconstrução e modernização de auto-estradas, estradas, arruamentos, aeroportos, parques de estacionamento, assim como outras estruturas técnicas hidrográficas, ferroviárias e de engenharia. Os resultados desta empresa, baseados em 50 anos de actividade na área da construção, foram significativos. Estando envolvida na execução de muitos investimentos rodoviários vitais, a empresa construiu ou renovou estradas, perfazendo um comprimento total que ultrapassa os 3.500 km.

A Przedsiebiorstwo Budowy Mostów w Lubartowie Spólka z o.o. tem sido gerida sob diversas formas organizacionais desde 1968. A actividade base da empresa era a construção, reconstrução e modernização de estruturas para pontes assim como a produção de pontes em betão e elementos pré-fabricados para estradas, incluindo vigas pré-esforçadas. Esta empresa foi conhecida na Polónia como sendo uma das melhores empresas de construção de pontes no mercado. Ao concentrar a sua actividade na região sudeste da Polónia, concluiu a construção, modernização e reconstrução de cerca de 60% de todas as pontes e viadutos desta região. Ao todo, esta empresa construiu mais de 450 estruturas de pontes, totalizando um comprimento de11.000m em 40 anos de actividade.

Desde a aquisição das duas empresas pelo Grupo Mota-Engil, ambas expandiram as suas actividades nas respectivas regiões de mercado tradicional - Sul e Este da Polónia. Em simultâneo, o processo de expansão da empresa foi igualmente acelerado com a adjudicação de projectos em outras regiões diferentes da Polónia. O crescimento constante e consolidado tem sido suportado por uma política de normalização de procedimentos e processos internos, elevando o nível local para o das melhores práticas no Grupo. Adicionalmente, e a título exemplificativo, refira-se a actual certificação da Mota-Engil Polska com o Sistema Integrado da Gestão do Ambiente, Segurança e Qualidade, estabelecido pelas normas ISO: 9001:2008, OHSAS 18001:2007, PN-N-18001:2004, ISO 14001:2004.

Depois da criação da Mota-Engil Polska, S.A., uma parte essencial da estratégia de desenvolvimento foi a expansão da actividade a outras áreas de negócios, nomeadamente a construção de edifícios, o mercado imobiliário e projectos relacionados com o ambiente, tais como as redes de água e esgotos.

Foi também levado a cabo, pelo Grupo Mota-Engil, um significativo investimento na renovação e aquisição de novo equipamento pesado, novas instalações e, em especial, no recrutamento e formação de mais colaboradores. Com mais de 1.500 trabalhadores, a Mota-Engil Polska S.A. é uma empresa moderna e de sucesso, que opera a nível nacional em toda a Polónia, e que está pronta para participar nos mais complexos e exigentes projectos.

Grande empenho e atenção têm sido dedicados à formação e preparação do pessoal da empresa: já na sua 8.ª edição, o programa interno "MEP Academy", para formação de jovens engenheiros e economistas, continua a produzir resultados muito positivos. Ao proporcionar, com recurso a formadores internos, um abrangente e muito variado pacote de conhecimentos e práticas relacionados com diversas áreas da actividade, a Mota-Engil Polska criou um standard elevado para a integração do pessoal recentemente recrutado. 

A estratégia de crescimento da Mota-Engil Polska foi igualmente reforçada graças à inauguração, em 2007, dos escritórios da sua sede em Varsóvia. Desde então, tem sido desenvolvida uma actividade comercial activa e com êxito na capital do país. As instalações existentes serão aumentadas e irão alojar igualmente outras áreas de serviços.

Desde o início da sua actividade na Polónia, o Grupo Mota-Engil fez igualmente importantes investimentos em equipamento pesado. Actualmente, a Mota-Engil Polska está equipada com um conjunto moderno e abrangente de maquinaria para a construção, nomeadamente: seis centrais de asfalto, seis centrais de betão, 77 máquinas pesadas para trabalhos de movimentação de terras, 50 máquinas pesadas para trabalhos de asfaltagem, 94 camiões e 24 gruas. A Mota-Engil Polska está igualmente equipada com sistemas de andaimes e de cofragem avaliados em mais de 45 milhões de zlotis, o que contribui para um forte posicionamento no campo específico da construção de pontes.

Funcionários altamente qualificados e empenhados, uma gestão responsável e fiável, uma construção eficaz em termos de custos, uma forte política da avaliação do risco e uma sólida estrutura continuam a constituir uma parte fundamental da operação da Mota-Engil Polska S.A. e a ser factores chave para o nosso êxito. Apoiada pela Visão, Missão e Valores e também pelo código de ética, a presença no mercado baseia-se na compreensão das condições locais e ambiente de construção e no respeito pelas melhores práticas sociais e ambientais.

A estratégia de desenvolvimento da Mota-Engil Polska é ainda sustentada por uma política de desenvolvimento e consolidação da presença em várias regiões através da execução de contratos de pequena e média dimensões. Com esta abordagem, o Grupo expande as suas raízes, alarga a sua presença no país e mobiliza e forma pessoal jovem de diversas áreas da Polónia. A abertura de pelo menos uma nova "região" por ano, juntamente com o estabelecimento de instalações industriais, incluindo centrais de asfalto, constitui um alvo claro da Empresa.

Com a aquisição recente de duas pedreiras, a Mota-Engil Polska consolidou uma posição mais forte no sector da construção, ao tornar-se auto-suficiente e independente das flutuações e tensões do mercado.

De entre os mais importantes contratos em que o Grupo Mota-Engil se viu envolvido na Polónia, devem ser enunciados os seguintes:

- Auto-estrada A4 troços Wroclaw - Prady e Prady Nogawczyce (construção e reabilitação de 142 pontes ao longo de 126 km da auto-estrada);

- Auto-estrada A4 troço Nogawczyce - Kleszczów (17,4 km);

- Auto-estrada A4 troço Krzywa - Wadroze (42,6 km);

- Auto-estrada A4 troço Wykroty - Krzyzowa (29,4 km);

- Auto-estrada A4 troço Balice - Opatkowice (16 km - renovação)

- Auto-estrada A2 troços Konin - Kolo e Kolo Dabie (27,4 + 18,2 km);

- Via rápida S7 troço Myslenice - Pcim (12,2 km);

- Reabilitação da estrada nacional nº 4 troços Kraków - Targowisko e Targowisko - Tarnów (22,5 + 46,3 km);

- Circular de Wojnicz (3,8 km);

- Rede de esgotos em Torun (cerca de 100 km de tubagens).

Actualmente, de entre os mais de cinquenta contratos em execução, alguns merecem uma referência especial:

- Angel Wings, um complexo residencial de luxo em Wroclaw;

- Fajny Dom, um empreendimento imobiliário com mais de 900 apartamentos;

- Via rápida S7 troço Skarzysko Kamienna - Wystepa (13,8 km);

- Ponte em Sandomierz;

- Circular de Zembrzyce (2,9km);

- Via rápida S8 troço entre Jezewo - Bialystok (22,8 km);

- Via rápida S8 troço entre Wroclaw - Olesnica (22,1 km).

Actualmente com uma carteira de encomendas com um valor total de 1,040 milhões de zlotis, a Mota-Engil Polska está empenhada numa actividade comercial forte que irá, certamente, contribuir para a consolidação da sua posição como interveniente importante no mercado da construção da Polónia. O volume de negócios da Mota-Engil Polska tem vindo constantemente a crescer durante os últimos anos. Foi estabelecido como alvo, até final de 2011, um volume de vendas anual superior a mil milhões de zlotis.


© 2019 MOTA-ENGIL, SGPS