Número 36 . Novembro 2010
Ascendi é o caminho!
Presidente da Comissão Executiva
Dr. Jorge Coelho

A recente inauguração no passado dia 1 de Outubro da A16, troço integrante da Concessão da Grande Lisboa, representa mais um passo decisivo para a afirmação crescente da Ascendi enquanto operador nacional de gestão de infra-estruturas de transporte.

Aquando da abertura da A16, anunciámos ao mercado a decisão de uniformizar sob a marca Ascendi as concessões detidas pela Aenor, como medida de posicionamento estratégico internacional e como aprofundamento do Acordo de Parceria celebrado aquando da constituição da Ascendi.

Sendo um Marco importante na história da Mota-Engil, e tendo celebrado no passado dia 9 de Julho o seu 10º aniversário, a Aenor, a sua história e os resultados alcançados falam por si e contribuem decisivamente para a própria história de sucesso e de crescimento da Mota-Engil, enquanto accionista de referência de que nos orgulhamos de ser da concessionária, servindo simultaneamente como orientação de referência no caminho que a Ascendi terá de ambicionar.

De facto, a Aenor, com uma rede concessionada de 850 km em Portugal e activos sob gestão no valor de 5 Mil Milhões de Euros, simboliza a competência, inovação, ambição, o enfoque no cliente e a ousadia que caracteriza a Mota-Engil na elevação da competitividade nos sectores em que actua.

Tendo a Aenor alcançado em 1999 a adjudicação da sua primeira concessão, hoje os activos que constituem o Universo da Ascendi encontram-se presentes não só em Portugal, com uma posição de relevância no mercado nacional, como em Espanha, México, Brasil e Eslováquia, num percurso internacional que suporta o crescimento da empresa e demonstra a sua competência.

Reforçada pelo contributo de todos os accionistas, orgulhamo-nos hoje de fazer parte de um projecto vencedor como é a Ascendi, uma empresa reconhecida como sendo inovadora e detentora de um conhecimento profundo e especializado ao nível da concepção, construção, financiamento e exploração de concessões de Infra-Estruturas de Transportes.

A par do crescimento a nível nacional, os recentes sucessos alcançados a nível internacional (Eslováquia e Brasil), vêm demonstrar que o contributo de todos quantos fazem parte deste projecto tem permitido a que consigamos honrar o percurso da Aenor fundindo-o com a ambição de criação de um player de dimensão internacional como é o objectivo que preconizamos com a constituição da Ascendi.

A ambição, suportada pela Estratégia que se encontra definida, conjugada com o inconformismo e a confiança inabalável que detemos no sucesso deste projecto vem demonstrar categoricamente que a "Ascendi é o caminho"!


© 2019 MOTA-ENGIL, SGPS