Número 36 . Novembro 2010
Mota-Engil
em Angola na Fase Final da Ponte de Catumbela

Inserida na via rápida Benguela - Lobito, obra em fase final de conclusão pela Mota-Engil, está actualmente em construção a Ponte sobre o rio Catumbela, que atravessa este rio na vila com o mesmo nome.

O contrato de execução desta obra, no valor de 26.169.785 €, está a cargo do consórcio liderado pela Mota-Engil (em que também participa a Soares da Costa).

A obra foi consignada em Setembro de 2006. Apesar de o início contratual datar de Maio de 2007, os trabalhos no terreno foram iniciados em Janeiro de 2007 com uma campanha preliminar de sondagens e a montagem do estaleiro.

A ponte

A obra de arte em execução é um projecto do Eng. Armado Rito, conceituado projectista português. A extensão total de 438 m é constituída por uma ponte de tirantes que vence o leito do rio e por dois viadutos de acesso com continuidade estrutural com o tabuleiro da ponte. Cada sentido de circulação contará com duas vias de rodagem, uma com 3,30 e outra com 3,50 metros, e bermas de 1,20 metros. Os 24,50 metros de largura total abrangem ainda dois passeios para peões, com 1,50 metros de largura útil, perfis de segurança e guarda-corpos.

O tabuleiro da ponte, em betão armado pré-esforçado, é composto por três tramos de 64, 160 e 64 metros de vão.  A suspensão total é garantida por duas torres de betão armado em forma de "U" e por tirantes afastados 8 metros entre si ao longo do tabuleiro. O desenvolvimento deste elemento é feito com recurso a dois pares de carros de avanço.

O acesso à ponte é feito por dois viadutos contínuos com vãos correntes de 30 m e extensões de 90 m e 60 m. Os tabuleiros destes viadutos de ligação a Benguela e Lobito são construídos tramo a tramo sobre cavalete apoiado ao solo.

Na definição da geometria, à parte as considerações de natureza estrutural, houve particular cuidado com o aspecto estético, já que a ponte ficará inserida numa zona de forte expansão urbana, estando localizada praticamente no interior da Catumbela. As torres de suspensão em forma em "U" foram tratadas de forma a valorizar esteticamente a obra.

Progresso e conclusão

As obras da nova ponte sobre o rio Catumbela, com conclusão prevista para Junho de 2009, têm registado avanços significativos: a elevação das torres está na sua 12ª fase, faltando apenas uma betonagem para a sua conclusão; o tabuleiro da ponte está iniciado em ambas torres, encontrando-se betonadas as aduelas 11 da torre dois e 12 da torre um. Actualmente, estão a ser feitos trabalhos de cofragem e armaduras no viaduto de acesso do lado da cidade do Lobito; o da cidade de Benguela encontra-se concluído. Na obra foram já aplicados aproximadamente 14.000 m3 de betão, 1.300.000 kg de aço e 30.000 m2 de cofragem.

Pela sua natureza e pelos métodos construtivos utilizados, esta obra constituirá certamente um marco de referência da modernidade e capacidade técnica da engenharia portuguesa em Angola. Os trabalhos decorrem a bom ritmo e perspectiva-se a abertura ao trânsito no final de Junho.

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