Número 36 . Novembro 2010
Cogeração, Alta eficiência e energia de qualidade.

O que é afinal a Cogeração?
A Cogeração define aqueles processos nos quais energia eléctrica e térmica são produzidas em simultâneo a partir de uma só forma de combustível.
Sistemas de Cogeração são alternativas eficientes às tradicionais formas de produção de energia eléctrica e sistemas de caldeiras, entre outras formas de produção de energia térmica.
A Cogeração é uma tecnologia com elevado grau de maturação e com uma penetração significativa na Indústria. Tendo desde há já alguns anos demonstrado as suas inquestionáveis vantagens, tem sido também utilizada com sucesso no sector dos serviços.

Algumas notas sobre a eficiência da Cogeração quando comparada com outros sistemas de produção de energia eléctrica e térmica.
A produção simultânea de energia eléctrica e térmica em centrais de Cogeração sustenta a utilização do combustível a um nível extremamente eficiente, quase incomparável com outros sistemas autónomos de energia eléctrica e térmica.
Comparando a produção de energia eléctrica numa central térmica e a produção de energia térmica recorrendo a caldeiras, a produção simultânea de ambas as energias recorrendo a sistemas de Cogeração é uma alternativa de alta eficiência face aos métodos tradicionais para as suas produções.

Tipos de aproveitamento de energia térmica.
Há vários tipos de aproveitamento de energia térmica, sendo que os mais conhecidos são sem dúvida a produção de vapor, recorrendo a caldeiras de recuperação, e a produção de água quente, recorrendo a permutadores de calor. No entanto, quando a necessidade térmica não é na sua forma "primitiva" ou seja calor, este pode ser convertido em frio recorrendo a chillers de absorção. Existem ainda outras formas de aproveitar a Cogeração, nomeadamente na produção de CO2 e água destilada, entre outros.

Vantagens:
Há um grande número de vantagens que advém do recurso à Cogeração, tanto para os seus utilizadores como para a sociedade em geral.

Vantagens para os utilizadores:
Redução dos custos da produção da energia através de poupanças de energia primária, baixos custos de custos de operação de uma central de Cogeração, independência do fornecimento de energia eléctrica da rede e aumento da fiabilidade, uma vez que a energia necessária para o processo industrial pode ser totalmente "auto-produzida"*.
* Quando o dimensionamento da Central de Cogeração foi efectuado tendo em conta todas as necessidades energéticas.

Vantagens para a Sociedade em Geral:
Incremento substancial da protecção ambiental, uma vez que as emissões são drasticamente reduzidas.
Melhoria da eficiência na produção energética, eléctrica e térmica, redução de custos de transporte e distribuição, uma vez que a energia eléctrica é potencialmente produzida no local de consumo.
Maior balanço entre a procura e a produção de energia, que resulta numa redução e estabilidade de preços de Energia.

Posição da Manvia perante a Cogeração:
A Manvia, desde 2007, atenta a este mercado, iniciou a sua actividade como prestadora de serviços e venda de peças e equipamentos para centrais de Cogeração, contando já com contratos de manutenção, operação e exploração de centrais de Cogeração, com fornecimento total.
Peças para motores de Cogeração, em representação da Paul Klaren:
Técnicos especializados para a operação e manutenção de Centrais de Cogeração, contando com operadores (fogueiros), Eng. Mecânicos, Electricistas/Instrumentistas, entre outras especializações, para garantir a prestação de serviço de excelência.
No início dos contratos, ambas as centrais, que eram mantidas por contratos semelhantes mas com outra entidade que não a Manvia, estavam com vários problemas de manutenção, que provocavam a consequente indisponibilidade dos grupos de Cogeração, e havia também uma dependência muito grande de um só fornecedor.
Com a Manvia, além da resolução dos problemas então pendentes, da implementação de solução a avarias que eram recorrentes, à beneficiação visível dos grupos geradores, alcançaram-se níveis de disponibilidade com horas de paragem intempestivas reduzidas. O que faz com que haja já provas dadas e reconhecimento do nosso esforço contínuo para o fortalecimento dos nossos laços com o mercado, inserido nas mais diversas áreas de negócios: Têxteis, Lazer, Cerâmicas, Centros Comerciais...
Tirando partido do know-how das equipas técnicas, a Manvia faz também manutenção a grupos geradores de emergência, passando pela execução do plano de manutenção e melhorias às instalações existentes. No momento, a Manvia efectua serviços a mais de 30 grupos de emergência de muitas marcas e variadas potências.
Com consciência de crescimento sustentado, a Manvia pretende fortalecer a sua presença no mercado de Cogeração como um prestador de serviços de elevada importância. No momento, a Manvia está a efectuar estudos de viabilidade de projectos de Cogeração, iniciando o processo no momento de identificação de potenciais clientes, verificação de adequabilidade/viabilidade, licenciamento, execução do projecto, a implantação e montagem do mesmo bem com a exploração e financiamento, total ou em parceria. Desta forma, pretendemos ser considerados como um total service provider no que respeita a soluções de Cogeração.

Victor Pereira
Director de Manutenção Industrial


© 2019 MOTA-ENGIL, SGPS