Número 36 . Novembro 2010
Direcção de Equipamento Portugal e Espanha
constrói cisterna de grande capacidade com mobilidade fora de estrada

Motivada pela escassez de soluções comerciais, a Direcção de Equipamento Portugal e Espanha construiu uma cisterna de grande capacidade com alta mobilidade fora de estrada.

Este desafio, levado a cabo nas oficinas de manutenção interna do estaleiro do Porto Alto, foi justificado pelas especificidades de algumas obras, como a do Douro Interior, onde as capacidades do equipamento poderão ser comprovadas. O objectivo foi alcançado convertendo um dumper Volvo BM A30 de 1998 numa cisterna de 25.000 litros, substituindo a sua caixa de carga por um depósito.

O princípio de funcionamento é semelhante ao usado noutras aplicações de menor dimensão: para encher o depósito é criado vácuo no seu interior; para o esvaziar é aumentada a pressão. Ambas as operações são asseguradas por um compressor rotativo de palhetas com accionamento hidráulico, que assegura o enchimento total da cisterna em menos de 7 minutos. Por seu lado, a segurança do sistema é garantida por válvulas limitadoras de pressão.

O desempenho deste equipamento é assegurado com grande simplicidade e conforto de operação: através de circuito de vídeo fechado e de apenas três comandos, é possível ao manobrador controlar todo o funcionamento do sistema a partir do interior da cabina.

Tabela - Características técnicas

Cisterna

Capacidade (l)

25.000

Caudal de enchimento (l/min)

4.000

Diâmetro da válvula carga/descarga (pol)

6

Bomba de vácuo

Caudal máximo (l/min)

26.400

Pressão máxima (bar)

1,5

Depressão máxima (bar)

-0,95

Sistema Hidráulico

Pressão de trabalho (Mpa)

19

Caudal (l/min)

100

Veículo

Tracção

6x6

Velocidade máxima (km/h)

52,3

Dimensões

Comprimento (mm)

10.105

Largura (mm)

2.820

Altura (mm)

3.500

Peso

Peso total seco (kg)

21.000

Peso total carregado (kg)

47.000

Motor TD102KF

Potência (hp)

257

Cilindrada (cm3)

9.600

 

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