Número 36 . Novembro 2010
Mota-Engil Active School
desenvolve competências

A MOTA-ENGIL Active School, nas suas várias vertentes, concretizou no último quadrimestre de 2008 diversas iniciativas de desenvolvimento de competências que abrangeram um conjunto alargado de quadros.

No âmbito da Active School Cultura e Valores deu-se início à 2ª Edição do Programa [Entre Nós], subordinada ao tema “O todo é maior do que a soma das partes! Como atingir a Ambição 2013 através de uma Cultura única e forte”.


As sessões desta 2ª Edição do Programa, decorridas até ao momento no Porto, Lisboa e Luanda, possibilitaram a mais de 350 Colaboradores do Grupo o contacto com o Dr. Jorge Coelho, Presidente da Comissão Executiva.

“O Programa "Entre Nós", é uma estratégia de mais valia para os Recursos Humanos que estão inerentes a este grandioso Grupo: Mota-Engil. No presente e no futuro este tipo de acções é extremamente importante para nos sentirmos orgulhosos e motivados para atingir mais e melhor os objectivos do Grupo.”
Participante no Programa [Entre Nós]
Fonte: Questionário de Avaliação da Sessão

A Active School Gestão e Liderança desencadeou igualmente um conjunto de diferentes tipos de iniciativas, com duração e destinatários diversos.

Tendo como grupo piloto, nesta fase inicial de actividade, os Participantes no Projecto MAP, cujas necessidades de desenvolvimento estão mapeadas, a Active School Gestão e Liderança contou com o arranque de dois programas de longa duração, com o objectivo de desenvolver e alavancar os conhecimentos e competências de gestão do Grupo Mota-Engil: o Programa Geral de Gestão, orientado para Jovens Quadros, e o Programa de Gestão Avançada, abrangendo Quadros de Gestão do Grupo, desenvolvidos em parceria com a Universidade Católica Portuguesa e a EGP – University of Porto Business School, respectivamente.

“O Programa de Gestão Avançada dá-me a oportunidade de adquirir competências multidisciplinares fundamentais na área da gestão de empresas, que me permitirão exercer as minhas funções actuais e futuras dentro do Grupo Mota-Engil com maior confiança e melhores resultados.
Após os dois primeiros meses do Programa considero que as minhas expectativas estão a ser ultrapassadas, já que o Programa está também a ser um excelente meio para conhecer pessoalmente vários colegas de diferentes unidades de negócio do Grupo Mota-Engil e de com eles trocar experiências profissionais enriquecedoras.”

Dr. Nuno Espírito Santo Silva, Grupo Tertir – Terminal Contentores de Leixões


“A minha participação na Active School tem vindo a revelar-se uma experiência extremamente estimulante e enriquecedora, constituindo uma oportunidade ímpar para a aprendizagem e partilha de conhecimentos que seguramente contribuirão para potenciar a minha valorização profissional.”
Eng.ª Paula Alvarenga Fino - Ferrovias

Focalizadas no treino de competências comportamentais, realizaram-se quatro edições do Seminário de Comunicação Eficaz, um programa de curta duração desenvolvido em parceria com a Dynargie.
Duas destas edições foram dedicadas aos nossos Quadros expatriados nos diversos mercados em que estamos presentes, tirando partido da sua viagem a Portugal por altura das festas de final de ano.

“A mais-valia da Active School é a hipótese de termos a possibilidade de desenvolvermos e aperfeiçoarmos as nossas competências, conhecermos melhor os colegas das outras empresas do Grupo, e ao mesmo alinharmo-nos com a estratégia do Grupo.”
Dra. Maria de Fátima Machado, Grupo Suma

“Neste seminário, um conjunto de colaboradores provenientes de diferentes geografias – Angola, Peru, Irlanda, EUA, Eslováquia, Moçambique –, de diferentes áreas de negócio e responsabilidades, teve a oportunidade de partilhar uma heterogeneidade de visões sobre a Comunicação Eficaz, alinhando visões, comportamentos e atitudes. Todos os participantes manifestaram e corroboraram o resultado positivo do investimento que o Grupo Mota-Engil está a realizar.”
Dr. Carlos Penelas, MK Contractors, EUA

Ainda no âmbito dos programas de curta duração, houve também lugar à realização do Seminário Executivo “Realizando a Estratégia – como assegurar uma implementação efectiva”, dirigido aos Quadros com funções de Gestão, Administração ou Direcção de Topo do Grupo Mota-Engil.

“Medir e controlar a implementação da estratégia, seja ela qual for, é fundamental para se perceber onde se está. Este seminário de uma forma simples mostrou uma forma de o fazer.
A acrescentar ao interesse e oportunidade do tema, a qualidade e o pragmatismo do professor tornaram simples aquilo que à primeira vista parecia complexo. Se mais näo houvesse, a oportunidade de trocar ideias e experiências entre pessoas das várias áreas do grupo, é sempre um exercício útil.”

Eng.º Eduardo Pimentel, Mota-Engil Ambiente e Serviços

Em 2009, a actividade da MOTA-ENGIL Active School será marcada quer por novas edições das acções já realizadas, quer pela introdução de outro tipo de iniciativas, alargando a sua cobertura a mais colaboradores e mercados.

  • Outras Notícias
    • Reuniões de Quadros da Mota-Engil Engenharia 62 Anos a Construir Ideais de Vida
    • Ler Mais »
    • Reunião de Quadros da Mota-Engil Ambiente e Serviços Growing Together
    • Ler Mais »
    • Equipa do grupo Mota-Engil vence Global Management Challenge Angola 2008
    • Ler Mais »
    • Festa de Natal do Grupo Mota-Engil
    • Ler Mais »

© 2019 MOTA-ENGIL, SGPS